Tem médicos e dentistas nos shopping centers? Tem sim senhor!

Quando você pensa em shopping centers, qual é a primeira lembrança que vem em sua mente? Bom, provavelmente será de um centro de compras, alimentação e lazer. Mas, muito em breve, os shoppings também serão lembrados como lugares para fazer uma consulta médica, tratamentos de saúde, de estética, tratamentos odontológicos, exames laboratoriais e de imagem, e até pequenas cirurgias. Centros médicos não são exatamente uma novidade em shoppings. A Multiplan inaugurou seu centro médico junto ao Barra Shopping no Rio de Janeiro há 20 anos atrás e tem sido desde então um tremendo sucesso. O Centro Médico BarraShopping reúne cerca de 150 médicos em 40 clínicas, laboratórios, além de uma Emergência Pediátrica e um Day Hospital 24 horas de funcionamento. São mais de 10 mil pessoas circulando diariamente pela área. Em agosto do ano passado, a mesma Multiplan inaugurou outro centro médico junto ao Ribeirão Shopping em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. São mais de 30 clínicas, day hospital, centro de imagem e laboratório em 11.385m2.

Mas mesmo dentro do mall, com formatos de megalojas, as hoje onipresentes clínicas populares (que tem como alvo a parcela da população que não tem acesso aos planos de saúde particulares) têm invadido os shoppings de todo o Brasil. O “Dr. Consulta” de São Paulo, uma das maiores, possui 10 das suas 47 clínicas dentro dos centros comerciais. A CEMA, rede de clínicas oftalmológicas, tem nada menos que 8 das suas 10 unidades dentro de shoppings paulistas.

Num movimento anterior, os laboratórios clínicos já fazem parte do mix obrigatório de qualquer shopping. O laboratório CDB do grupo Alliar, por exemplo, inaugurou no ano passado uma unidade de 1.000m2 dentro do shopping Golden Square em São Bernardo do Campo. O Shopping Metropolitano Barra na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro planeja inaugurar o CirurDia, um hospital especializado em cirurgias e procedimentos de baixa e média complexidade, onde os pacientes têm alta no mesmo dia. Este centro médico estará capacitado a realizar perto de 700 cirurgias por mês e ocupará uma área de 1500 m².

Mas é o Hospital Albert Einstein que inaugurará no ano que vem, no futuro Shopping Parque da Cidade, em São Paulo, o maior laboratório dentro de um shopping center. Serão 2.500m2 e a grande âncora do empreendimento! Um espaço inteiramente dedicado à saúde, com oferta de exames laboratoriais, análises clínicas e de imagens, além de corpo clínico especializado.

Estes são algumas das novas âncoras que convivem com as redes tradicionais de varejo e que também atraem um grande fluxo de pessoas para os centros comerciais brasileiros. Para entenderem o potencial deste mercado, o Brasil está em 9º lugar no mundo em gastos com saúde, com 8,5% do PIB, ou US$1.109 per capita e somos o 8º maior mercado global. Estudo da Deloitte aponta que somos o segundo maior em saúde privada nas Américas e o que possui o sistema público mais abrangente, com mais de 150 milhões de pessoas (76% do total) dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS). Outro ponto de relevância está ligado às despesas anuais familiares com a saúde. A maior delas é com medicamentos (R$ 79 bilhões), seguida por planos de saúde (R$ 49 bilhões), consultas e exames (R$ 16 bilhões) e dentista (R$ 8 bilhões). O mesmo estudo aponta que os principais desejos da população brasileira por ordem de prioridade são: educação, casa própria e gastos com saúde.

Que sejam bem vindos aos shopping centers!!

*Imagem reprodução