Serviços e alimentação impulsionam investimentos e expansões em shoppings brasileiros

Atentos às necessidades do consumidor, empreendimentos apostam em conveniência

Com um mix de lojas cada vez mais diversificado, os shoppings centers brasileiros têm se transformado em espaços multiuso, para atender diversas necessidades cotidianas dos consumidores de forma rápida, confortável e segura. Dentro dessa tendência, destacam-se os segmentos de alimentação e serviços, que representam hoje a segunda principal razão de visita aos shoppings, segundo a pesquisa “Perfil do Frequentador de Shopping Centers”, realizada pela Abrasce em 2016.

“O setor de Shoppings Centers está passando por grandes mudanças para atender novos perfis de consumidores e hábitos de consumo. Cada vez mais, os centros comerciais têm se convertido em centros de conveniência, apostando principalmente em serviços e alimentação, com o objetivo de suprir as principais necessidades dos clientes em um só lugar”, afirma Luiz Medici, Superintendente do Polo Shopping Indaiatuba, empreendimento localizado em Indaiatuba, região metropolitana de Campinas.

Aproveitando o momento positivo do setor, novas lojas e expansões chegam ao Polo Shopping Indaiatuba no segundo semestre de 2018. O maior centro comercial de Indaiatuba vai incrementar sua oferta de serviços e alimentação trazendo com exclusividade para a cidade a rede Petz, de produtos e serviços para animais, e os restaurantes Pecorino Bar & Trattoria, de cozinha italiana e vinhos, e Mei Mei, especializado em culinária asiática. Já nas expansões, duas operações do empreendimento já iniciaram obras: Inova Academia, que pretende dobrar sua capacidade de atendimento, e Casa da Esfiha, que fará ampliação e remodelação do espaço atual.

A moda da alimentação

No segmento de alimentação, a principal aposta do Polo Shopping Indaiatuba em 2018 são os restaurantes com área privada e serviço de mesa. O empreendimento já conta com uma praça de alimentação com 17 restaurantes e o Madero Container na área externa, sendo referência em alimentação rápida em Indaiatuba e região, e agora investe na aquisição de restaurantes com serviços para atender novos perfis de clientes e novas situações de uso.

“Os novos restaurantes visam atender quem procura opções de almoço em família, confraternizações, reuniões de negócios e jantares românticos, situações em o acolhimento do ambiente e a qualidade do serviço são decisivos na experiência de consumo”, explica o Superintendente do Polo Shopping Indaiatuba, Luiz Medici.

Atendendo a essa demanda, em maio foi inaugurado o restaurante Pecorino Bar & Trattoria, rede que nasceu em São Paulo e hoje conta com 16 unidades espalhadas pelo país. A proposta do restaurante é atualizar o conceito da tradicional cantina italiana, num ambiente moderno e charmoso. A próxima inauguração de alimentação, no início de setembro, será a franquia Mei Mei, especializada em culinária asiática. A loja do Polo Shopping Indaiatuba será a primeira da rede com área privada e serviço e oferecerá buffet de pratos típicos, com receitas da família fundadora da marca, no almoço e no jantar.

Para consolidar ainda mais a oferta de restaurantes do Polo Shopping Indaiatuba, a Casa da Esfiha iniciou obras de expansão em junho, com o objetivo de dar mais conforto aos clientes e ampliar a capacidade de atendimento. A marca, que nasceu em Indaiatuba, é especializada em culinária árabe, com receitas tradicionais e criações contemporâneas, pratos rápidos e buffet. A previsão de conclusão das obras é o mês de outubro de 2018.

Serviços em alta nos malls

O mercado pet brasileiro, segundo dados da Euromonitor, é o terceiro maior do mundo em faturamento, movimentando anualmente R$25 bilhões. De olho nesse mercado, a rede Petz chega ao Polo Shopping Indaiatuba com a proposta de pet center, uma solução única em serviços e produtos para animais de estimação, reunindo tudo para o bem-estar do pet num único lugar. A rede é a maior do segmento em número de lojas no país, com 68 unidades.

Outro serviço que está em constante crescimento nos shoppings é o de academias de ginástica. Um estudo do Ibope Inteligência mostra que 28% dos shoppings brasileiros já contam com essa conveniência para os clientes. No Polo Shopping Indaiatuba, a Inova Academia está presente desde 2014 e iniciou este ano as obras para uma expansão que vai agregar 300m² aos atuais 700m², totalizando mais de 1.000m² destinados à musculação, aulas de ginástica e treinamento funcional. A nova área de treinamento será inaugurada em novembro deste ano.

“O varejo tradicional precisa reinventar-se continuamente para atrair investidores e clientes. No caso dos shoppings centers, os investimentos em diversificação do mix e conveniência tem sido fundamentais para garantir a competitividade dos empreendimentos”, finaliza Medici.

Imagem: Reprodução
Fonte: Terra