@Festas investe R$ 8 milhões em expansão

Aporte da rede mineira que mantém 11 lojas será feito para inaugurar cinco unidades neste ano

Quando o mineiro Washington Luís da Silva começou sua carreira como representante de uma marca de biscoitos em Juiz de Fora, na Zona da Mata, ele não podia imaginar que dava os primeiros passos para a criação de uma rede de lojas. Na medida em que percebia a demanda do mercado não só por biscoitos, mas também por guloseimas e artigos de festas, o empreendedor desenvolvia seu próprio negócio até chegar à marca @Festas. A rede tem, hoje, 11 unidades em Minas Gerais e em Fortaleza e, este ano, está investindo R$ 8 milhões na inauguração de mais cinco unidades no País.

O caminho que transformou Silva de vendedor de biscoitos em dono de uma rede de lojas de festa não foi fácil. O empreendedor começou batendo de porta em porta, oferecendo biscoitos e logo abriu sua primeira loja, a Rei os Biscoitos, em Juiz de Fora. Mas “logo” também foi o quão rápido chegou o primeiro desafio: ele perdeu o direito de representar os biscoitos que vendia.

“Uma grande distribuidora ficou com os direitos de vender os biscoitos e eu me vi numa situação difícil apenas com uma lojinha. Nessa época fui a Ubá a passeio e percebi lá uma carência de comércio nessa área de biscoitos e doces. Apostei o que tinha e abri uma loja lá”, relata. Silva afirma que o negócio deu certo e deu errado muitas vezes: ele abriu e fechou lojas até que entendeu que o caminho era se especializar em artigos de festas.

“É muito difícil tomar uma decisão dessa, mas acredito que foi um divisor de águas no meu negócio. Ao empreender, a gente precisa estar disposto a reconhecer falhas e o que não dá certo e fazer diferente”, afirma. O empresário criou a marca @Festas, que se transformou em uma rede de lojas dentro e fora do Estado. A marca tem, hoje, 11 unidades que estão espalhadas por Juiz de Fora e Ubá, na Zona da Mata, Belo Horizonte, Sete Lagoas, na região Central do Estado, e Fortaleza.

Juntas, elas empregam 500 funcionários e comercializam cerca de 50 mil itens relacionados ao mundo da festa, como doces, descartáveis, fantasia, decoração e embalagens. A rede deu tão certo, que o empresário está ampliando. Cinco novas unidades estão sendo construídas este ano e serão distribuídas em Barbacena, no Campo das Vertentes; São Paulo; Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte. Serão R$ 8 milhões de investimento na expansão, aporte que o empresário espera retorno em até três anos. As novas lojas também devem gerar entre 150 e 200 novos empregos.

Gestão – O empresário afirma que o segmento de artigos de festa não é de fácil gestão, tendo em vista que a lucratividade é baixa. Segundo ele, para agradar o cliente e garantir uma boa venda, a loja precisa tem uma variedade muito grande de itens, o que exige um capital de giro alto. “A quantia de dinheiro que o cliente de artigos de festa gasta depende muito mais de mim do que dele. Se ele entrar na loja e encontrar variedade de itens ele vai sair dali com uma boa compra”, afirma.

Por causa disso, a @Festas tem investido em variedade e em um conceito de “supermercado da festa”, além de uma gestão eficiente. “Entre os nossos segredos estão o controle e a prudência para tomar decisões. Uma dica simples é: nunca gastar tudo que ganha”, conclui.

Imagem: reprodução
Fonte: Diário do Comércio