Natura inaugura três lojas na capital (BH)

A Natura inaugura nesta semana três lojas próprias em Belo Horizonte, as únicas do Estado. A primeira delas foi aberta ontem no Diamond Mall, e as demais serão inauguradas amanhã (23) no BH Shopping e no sábado (25) no Pátio Savassi. Até então, a marca contava com 22 unidades no País e outras oito na Argentina, Estados Unidos, França e Chile. A expectativa é até o fim do ano, abrir mais de uma dezena de lojas no Brasil.

Cada unidade tem até 80m² e emprega de cinco a oito pessoas. Conhecida pelo trabalho junto a consultoras de beleza, a Natura passou a instalar unidades físicas para integrar a venda de produtos à experiência de consumo.

“A nossa maior preocupação é gerar a melhor experiência possível para o consumidor final. O nosso foco é a venda direta e reforçar a experiência do consumidor da marca. Além disso, proporcionamos integração entre os canais. Por exemplo, mesmo que um produto não seja encontrado na loja física, todo o nosso portfólio é vendido no on-line e é possível solicitar um produto e recebê-lo em casa em um prazo de até dois dias.

Também fazemos um reforço na venda direta, com o treinamento dos colaboradores das lojas e convidamos as consultoras da região a irem às inaugurações. Ela podem ainda levar suas clientes para experimentação de produtos nas lojas”, conta a diretora de varejo da marca, Paula Andrade.

Para reforçar a experiência do consumidor, as lojas contam com bancada de maquiagem, provadores de perfumes e itens de cuidado pessoal, e uma mesa equipada com espelhos. Na ocasião das inaugurações, a empresa também disponibiliza uma série de serviços, como maquiagem, e presentes para os consumidores. “Para entrar na praça de BH com o pé direito”, comenta Paula.

Franquias – Além das lojas físicas, a empresa passou a adotar no ano passado as franquias, mas somente para consultoras já consolidadas. No Brasil, são 1,1 milhão de pessoas que trabalham com a venda direta dos produtos. Divididas entre cinco estágios de atuação, desde o “semente” até o “diamante”, e com diferentes percentuais de lucro, a empresa traça uma espécie de plano de carreira para as revendedoras.

“Reforçamos o empreendedorismo por meio das consultoras e quando elas atingem um alto patamar de vendas e são consideradas consultoras premium, elas têm a possibilidade de abrir uma franquia Natura”, explica a diretora de varejo, Paula Andrade.

Sob o selo “Aqui tem Natura”, as consultoras mais produtivas da marca investem em um espaço comercial de rua ou galeria, onde o cliente também pode, além de comprar, experimentar os produtos. Os franqueados contam com uma equipe de suporte e atendimento e também têm acesso à capacitação e treinamentos. A empresa não informa os valores de investimento ou a margem de faturamento por franquia.

Imagem: Reprodução
Fonte: Diário do Comércio