GPA tenta avanço no Nordeste com o formato Mercado Extra

GPA começou uma ofensiva ao mercado nordestino. A empresa levou seu novo modelo de lojas da marca Extra para quatro estados da região. Nesta terça (22) foram abertas, simultaneamente, dez unidades do Mercado Extra em Pernambuco (5), Ceará (3), Paraíba (1) e Piauí (1).

Assim, o formato está presente agora em 92 localidades no Brasil. Para chegar ao Nordeste, o GPA investiu aproximadamente R$ 10 milhões e ampliou, em média, cerca de 30% o quadro de colaboradores de cada uma das lojas convertidas para a nova bandeira.

Além das lojas Mercado Extra, a bandeira tem outras 16 unidades no Nordeste. Apenas os estados do Rio Grande do Norte e Maranhão não têm lojas Extra.

O formato Mercado Extra 

O modelo de loja da bandeira foca nas compras de reposição. Na repaginação das unidades, o GPA criou um desenho interno, que conta com a Rua Comércio, que traz uma dinâmica à de mercearias, com produtos necessários para o dia a dia, e a Rua do Mercado, que conta com uma grande feira diária e valoriza os produtos como frutas, legumes e verduras, além de perecíveis, com açougue, padaria e peixaria totalmente remodelados.

As lojas também recebem equipamentos internos novos, como balcões de atendimento, e a comunicação visual também é alterada, com a cor roxa como predominante.

As operações convertidas para o Mercado Extra têm apresentado um crescimento de duplo dígito em volume de vendas na comparação com os resultados mensais dessas lojas antes da remodelação. Com a maturação do formato, especialmente das lojas abertas há mais de 12 meses, o modelo reportou, no terceiro trimestre de 2019, um crescimento de 7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

“O Mercado Extra surge a partir de uma observação contínua do comportamento de compras do nosso consumidor em busca de melhorias que possam facilitar o seu dia a dia. Para o formato de supermercados, identificamos oportunidades para as classes B, C e D com base no mix de produtos e serviços mais adequados. Por isso, o Mercado Extra muda completamente o desenho interno da loja, facilitando o consumo principalmente de perecíveis”, explica Rodrigo Machado, Diretor de Operações do Mercado Extra.

 

*Imagem Reprodução

Fonte: Novarejo